A ideia de colocar o jogo Pac-Man na página do Google custou o equivalente a R$ 225 milhões (US$ 120 milhões) para as empresas em perda de p...
A ideia de colocar o jogo Pac-Man na página do Google custou o equivalente a R$ 225 milhões (US$ 120 milhões) para as empresas em perda de produtividade.
Logotipo do Google alterado na sexta feira (21 de maio). Comemorando os 30 anos de Pac-man
Já trabalhei em uma empresa de informática que possuia uma white list como política de segurança. Ou seja, todos os sites eram proibidos e só alguns poucos eram permitidos (os que constavam na lista branca).
Dentre os poucos permitidos figurava o site do Google. E era um desafio buscar informações técnicas na web através de seu "cache" (o que minorava um pouco o problema).
Imagino todos os funcionários sem acesso a sites de entretenimento que, de súbito, puderam ter acesso a um pac-man, levemente diferente, que pudesse inclusive ser jogado por duas pessoas simultaneamente. Podendo travar batalhas pela pontuação em pleno expediente. Tudo bem, isso não é profissional, mas que grande parte deu ao menos uma experimentadinha, isso deu.
Poderia o Pac-man inspirar um filme da série Jogos Mortais?
Pois uma empresa levantou o quanto isso custou de produtividade para as empresas no mundo todo e calculo que o prejuízo chegou a US$ 120 milhões, cerca de R$ 225 milhões.
A empresa de rastreamento, dona da ferramenta de monitoramento Rescue Time, que mede como o tempo é gasto na internet, relatou que, com esse valor, seria possível
"contratar todos os 19.835 funcionários do Google" por um período de seis semanas.
De acordo com o levantamento, os usuários do Google gastam, em média, quatro minutos e meio na página por dia, divididos em 22 buscas diferentes. Mas a existência do jogo na sexta-feira fez com que os internautas ficassem 36 segundos a mais no site.
Após essa constatação, acho que os donos da Google, Larry Page e Sergey Brin, devem estar pensando:
Os jogos antes do Pac-man eram predominantemente "masculinos". Baseados em tiros e guerras espaciais. Como fazer um videogame que pudesse ser mais "familiar"?
Tudo começou em 1980. Quando Toru Iwatani, um designer da Namco, quebrava a cabeça tentando inventar um jogo eletrônico diferente dos jogos de tiro, que se parecesse mais com um desenho-animado.
O seu momento "eureka" ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a um insight que Toru teve ao ver a pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos EUA e o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.
No jogo, os jogadores controlam puckman, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.
O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um palavrão em inglês).
Mimas, uma das luas de Saturno, e seu mapa térmico captado pela sonda Cassini
Estava lançado um dos maiores ícones dos videogames e que seria mundialmente reconhecido pelos 30 anos seguintes e além.
Imagine só quando forem completados os 30 anos do Winning Eleven...
Reparou? O tapete é um iPod.
Se você não jogou ainda podia ser jogado no endereço www.google.com/pacman. Rápido, antes que entre na black list ou saia da white list.
Fonte: Wikipedia, R7, G1
Já trabalhei em uma empresa de informática que possuia uma white list como política de segurança. Ou seja, todos os sites eram proibidos e só alguns poucos eram permitidos (os que constavam na lista branca).
Dentre os poucos permitidos figurava o site do Google. E era um desafio buscar informações técnicas na web através de seu "cache" (o que minorava um pouco o problema).
Imagino todos os funcionários sem acesso a sites de entretenimento que, de súbito, puderam ter acesso a um pac-man, levemente diferente, que pudesse inclusive ser jogado por duas pessoas simultaneamente. Podendo travar batalhas pela pontuação em pleno expediente. Tudo bem, isso não é profissional, mas que grande parte deu ao menos uma experimentadinha, isso deu.
Pois uma empresa levantou o quanto isso custou de produtividade para as empresas no mundo todo e calculo que o prejuízo chegou a US$ 120 milhões, cerca de R$ 225 milhões.
A empresa de rastreamento, dona da ferramenta de monitoramento Rescue Time, que mede como o tempo é gasto na internet, relatou que, com esse valor, seria possível
"contratar todos os 19.835 funcionários do Google" por um período de seis semanas.
De acordo com o levantamento, os usuários do Google gastam, em média, quatro minutos e meio na página por dia, divididos em 22 buscas diferentes. Mas a existência do jogo na sexta-feira fez com que os internautas ficassem 36 segundos a mais no site.
Após essa constatação, acho que os donos da Google, Larry Page e Sergey Brin, devem estar pensando:
Me processe!
Pac-man: origem
Os jogos antes do Pac-man eram predominantemente "masculinos". Baseados em tiros e guerras espaciais. Como fazer um videogame que pudesse ser mais "familiar"?
Tudo começou em 1980. Quando Toru Iwatani, um designer da Namco, quebrava a cabeça tentando inventar um jogo eletrônico diferente dos jogos de tiro, que se parecesse mais com um desenho-animado.
O seu momento "eureka" ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a um insight que Toru teve ao ver a pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos EUA e o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.
No jogo, os jogadores controlam puckman, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.
O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um palavrão em inglês).
Estava lançado um dos maiores ícones dos videogames e que seria mundialmente reconhecido pelos 30 anos seguintes e além.
Imagine só quando forem completados os 30 anos do Winning Eleven...
Se você não jogou ainda podia ser jogado no endereço www.google.com/pacman. Rápido, antes que entre na black list ou saia da white list.
Fonte: Wikipedia, R7, G1
Será que foi uma demonstração de gula, já que muitas pessoas precisam estar sempre mastigando alguma coisa, mesmo sendo goma de mascar?
ResponderExcluirOu foi o ímpeto de burlar o "patrão", ainda que por alguns instantes?
Saudades da infância, dos tempos do Atari?
Quem saberia mapear os reais motivos de tamanho acesso a um simples joguinho de "come-come"?
Na verdade, o resultado final deve ter sido a notoriedade que o Google conquistou.
E o Pac-man, como que simbolizando o "come-come" deu o recado para quem quiser ver...
Muito bom. Gostei do blog.
Zergui... a vai te cata Zergui, comentariozinho mais tabajara... falo um monte de coisa ai e não saiu do lugar... fale coisas mais objetivas, não essas idéia do fundo do seu cerebro... LOL
ResponderExcluirP o seu conhecimento, esse pac man ai foi colocado por causa do aniversario do jogo nda a mais... nao foi essa viajem sua ai de desafiar patrão ou saudade de alguma coisa... pira o cabeção nao... e seje objetivo nesses seus comentario... hoje em dia ninguem mais pira nesses palavriados bonitos e dificio e cheio de enrolação...
vc esta no seculo 21... nao é mais o XV
vlw doutor
Marcos Renato
Analista de Sistemas
Gerente TI
Analista de sistemas e gerente de TI? Fico pensando nessas empresas que tem incompetentes no RH. Contratam qualquer coisa.
ResponderExcluirComo são avessos ao respeito com nossa língua portuguesa, não conseguem entender o cerne de frases com mais de três palavras.
Esse é o reflexo da realidade educacional atual. Logo, ao invés de "gerente TI" estará na fila de lotéricas, para retirar o seu Bolsa Família.
Até lembro-me de um perfil do Orkut de um "chefe técnico de nanotecnologia", que escrevia tal qual o "tabajara analista" ou "analista tabajara". Não passava de réles carregador de sucata de vidro na empresa em que trabalhava. Ou seja; auxiliar de serviços gerais.
lolololol
Vixii eu joguei quase 30 minutos... huahuaha :D
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