O que aconteceu no voo Air France 447

Compartilhar

Era 01 de junho de 2009, e este foi o voo 447 da Air France do Rio de Janeiro para Paris. Apenas um voo internacional de rotina. Um dos maio...

[ ]
Era 01 de junho de 2009, e este foi o voo 447 da Air France do Rio de Janeiro para Paris. Apenas um voo internacional de rotina. Um dos maiores e mais preocupantes desastres aéreos dos tempos modernos.

Painel do aeroporto francês mostrando que o voo AF 447 estava atrasado (delayed)


Esse voo é parte de um sonho coletivo de realização para muitos brasileiros: ingressar na Europa pela cidade Luz.

Certamente foi assim que planejou um casal de recém-casados do voo, um cônjuge era médico e o outro advogado. O casal havia se casado no dia anterior, após uma recepção de casamento em uma boate do Rio, eles embacaram no avião para começar sua lua de mel.

Um voo noturno em um grande e moderno avião, o que faz com que os passageiros possam dormir e com isso não ver boa parte da longa viagem.



Em um voo desse tipo pode-se monitor em que ponto do Atlântico se está pois uma tela mostra dados como a altitude, a velocidade e um mapa com o ícone de um pequeno avião indicando a posição no mapa (isso para os passageiros que estiverem acordados).



Nas primeiras horas daquela manhã fatídica, porém, algo terrível aconteceu. O AF 447 fez a sua transmissão por rádio final para, em seguida, todo o contato cessar.

O voo simplesmente desapareceu. Em solo, as autoridades francesas disseram a parentes desesperados: "Nós esperamos, nós rezamos, nós saberemos mais esta tarde."

Assim começou um dos desastres aéreos mais catastrófico e preocupante dos tempos modernos, um acidente que matou 228 pessoas de 32 nações.

Fernando Schnabl estava esperando por sua esposa, Christine, e seu pequeno filho Philipe em terra. Viajando separadamente, a fim de usar as suas milhas aéreas, ele beijou sua esposa na despedido no Rio de Janeiro e, em seguida, embarcou em um avião diferente para Paris com Celine, sua filha de três anos de idade.

No desembarque no aeroporto Charles de Gaulle em Paris na manhã seguinte, Fernando estava ansioso para ver sua esposa e filho pequeno novamente.

Mas, assim que seu avião taxiou para estacionar, um passageiro no assento ao lado ligou seu telefone celular e disse que um voo do Rio de Janeiro estava faltando.

Então ele disse que era a Air France e fiquei muito assustado. E quando a tripulação chamou meu nome, eu sabia que algo muito ruim havia acontecido. A maneira como eles me trataram com muita preocupação, mas não querendo me dizer algo, me deixou sem esperança.
Fernando Schnabl. Passageiro que escapou ao embarcar em outro voo para aproveitar as milhas aéreas do programa de milhagem. Perdeu a esposa e a flha de três anos


O que dificultou as buscas pelos destroços foi o fato de que ninguém sabia com exatidão o local exato onde o avião havia desaparecido. Ele havia deixado o espaço aéreo brasileiro, mas não tinha passado por rádio sua posição seguinte.

Nas primeiras horas e dias após o acidente, funcionários da Air France começaram a estudar uma série de mensagens de erro enviadas pelo sistema do plano de comunicação automática via satélite, que indicou que tinha experimentado "múltiplas falhas técnicas" em seu últimos minutos no ar.

Mas o que deu errado? Um terríveis cinco dias após o desastre, os destroços do voo 447 despedaçado foi descoberto, flutuando no Atlântico 750 milhas ao largo da costa do Brasil. Todos os 228 passageiros e tripulantes foram mortos.

Apesar de uma operação de busca que custou 24.000.000 de libras, as caixas pretas não puderam ser recuperadas.

Ninguém foi capaz de explicar o que tinha acontecido. Para a ira dos parentes, os investigadores franceses não farão um relatório final sobre o desastre, até as caixas-pretas serem encontradas.

Mas agora, pela primeira vez, a história por trás desta catástrofe aérea devastadora pode ser contada. Um documentário da BBC2, Lost: The Mystery Of Flight 447, reuniu especialistas em aviação para conduzir uma investigação forense sobre o acidente.



Surpreendentemente, eles têm sido capazes de identificar exatamente o que aconteceu naquela noite fatídica, apesar do avião ter deixado apenas vestígios quando caiu.

E vão além, eles são capazes de responder à pergunta: isso poderia acontecer novamente?

Tony Cable trabalhou para a UK Air Accidents Investigation Branch por 32 anos. Ele foi o investigador sênior sobre o acidente fatal do Concorde em Paris há dez anos e, no atentado de Lockerbie.

A maneira normal de se investigar um acidente é olhar para o local do acidente. Neste caso, porém, há apenas uma pequena quantidade de destroços flutuantes. Os dados de voo e gravadores de voz da cabine estão claramente no fundo do oceano com o resto dos destroços. Um handicap muito, muito grande à investigação.
Tony Cable. Investigador especialista em acidentes aéreos


Por onde a equipe deveria começar? Primeiro, eles eliminaram a possibilidade de um ataque terrorista.

As possibilidades que imediatamente vêm à mente seria uma bomba ou uma ruptura estrutural,

Junto com John Cox, um dos maiores consultores em segurança da aviação, reuniu as partes recuperadas da aeronave para descobrir que forças atuaram sobre elas nos últimos momentos do voo.

Esse método foi utilizado para resolver o mistério do voo TWA 800, que caiu ao largo da costa de Nova York em 1996. Ao examinar os fragmentos da fuselagem, os especialistas determinaram que a fiação defeituosa causou uma explosão do combustível.



O engenheiro Jim Wildey é um veterano do referido inquérito. Olhando as peças recuperadas do voo 447, ele fez a primeira descoberta importante: o avião apresentava sinais de um impacto de alta velocidade com a água.

O cone do nariz foi aplainado, esmagado e rasgado. Este é um sinal muito claro que esta peça estava no avião quando bateu na água.
Jim Wildey. Engenheiro


Uma seção de piso do compartimento de carga também revelou que o avião estava no nível do ponto de impacto e atingiu a água em alta velocidade.

Parece, então, que o voo 447 não explodiu no ar, ele simplesmente caiu do céu. Mas se não houve explosão, o que aconteceu?

O A330 é uma jóia da coroa da gigante aeroespacial européia, a Airbus. Ele já foi considerado extremamente seguro, com 700 em serviço em todo o mundo e sem sequer uma fatalidade antes do voo 447.

O avião utiliza um sistema informatizado de controle estado-da-arte fly-by-wire, onde alavancas mecânicas são substituídas pela eletrônica. Quando o piloto automático está ligado, o avião voa sozinho.

Noventa e nove por cento do tempo que você está sentado como um passageiro voando a 35.000 pés, o piloto automático está pilotando o avião.
Capitão Martin Adler. Ex-presidente do Grupo de Segurança em Voos dos Pilotos da British Airline.


Usando transcrições Controle de Tráfego Aéreo, Cable tem sido capaz de reunir os devastadores últimos momentos no cockpit.

Ele acredita que o voo 447 estava no piloto automático, enquanto se dirigia para o Oceano Atlântico, com o capitão Marc Dubois, 58 anos, e seu co-piloto. Three hours out from Rio de Janeiro, Flight 447 was still on track. Três horas após deixar o Rio de Janeiro, o voo 447 ainda estava rastreado.

A última conversa da tripulação com os controladores em solo foi de rotina. O co-piloto informou a posição do avião usando o alfabeto fônico reconhecido internacionalmente: "Papa Charlie Hotel Quebec".

Mas às 1h35, todas as comunicações de rádio cessaram. Contudo, por mais 35 minutos, o computador do voo 447 continuou a enviar relatórios automáticos de posição por satélite para a base da Air France no aeroporto Charles de Gaulle.

A última leitura às 2h10 mostrou um local, 70 quilômetros de onde os destroços foram descobertos.

Então, o que derrubou o avião? Olhando através de dados meteorológicos, a equipe descobriu que havia uma tempestade na região na época. Mas por que pilotos experientes voariam em uma tempestade?

A idéia de que um piloto poderia voar através de uma tempestade com relâmpagos. Não, absolutamente não.
John Cox. Especialista em segurança da aviação


Vários outros voos, naquela noite, fizeram a mesma rota que o voo 447, mas os pilotos fizeram desvios de até 90 quilômetros para evitar o sistema de tempestades, que se elevou a uma altitude de 50.000 pés (15.240 metros).

A equipe de investigação acredita que uma tempestade menor em frente à maior confundiu o sistema de radar do voo, de forma que a tripulação não viu a tempestade vindo.

Isso significa que eles não tinham escolha, iriam enfrentar a turbulência. O piloto teria abrandado os motores - o método padrão para voar em tais condições.

02h10 A última posição conhecida do avião, parece que o voo 447 entrou em uma tempestade em rápido desenvolvimento que o seu radar detectou tarde demais. Um pouco mais de quatro minutos mais tarde, todos a bordo estavam mortos.

Então o que aconteceu naqueles minutos cruciais de intervenção? Logo após as 2h10, o computador de voo enviou uma enxurrada de mensagens de erro automáticas à Air France em Paris.

Chamado por um piloto de "a última vontade e testamento da aeronave", essas mensagens revelam que Flight 447 sofreu 24 falhas críticas em apenas quatro minutos e 16 segundos.

A primeira mensagem mostrou que tinha o piloto automático desligado automaticamente, assim que o piloto teve de assumir o controle manual. Então aos sistemas de controle de velocidade do ar e altitude falharam.

Na cabine, as telas dos instrumentos teriam apagado, e os computadores de controle de voo teria desligado. Um por um, os recursos de segurança mais críticas na cabine falharam.

Deve ter sido uma situação muito ocupada e confusa na cabina de pilotagem.
Tony Cable


É uma imagem angustiante, na verdade. O cockpit estava repleto de uma infinidade de alarmes sonoros e visuais, enquanto os pilotos lutaram desesperadamente uma batalha perdida para controlar a aeronave e mantê-la no ar, uma vez que foi fustigada por uma tempestade gigantesca.


As mensagens automáticas enviadas pelo ACARS (Veja)





Por fim, um último aviso sinistro foi enviado do avião para Paris: "Advisory Cabin Vertical Speed", o que significa que o avião estava descendo em alta velocidade.

Essa última mensagem aterrorizante, veio pouco antes do voo 447 e seus passageiros bater na água a centenas de quilômetros por hora. Mas o que poderia ter feito todos os sistemas automáticos vitais falharem simultaneamente?

Não houve despressurização - como provam as máscaras de oxigênio, intactas - nem alerta de emergência, pois as aeromoças estavam em seus assentos e os coletes salva-vidas, intocados.
Estadão


Parece que os três tubos pitot (sensores de velocidade) falharam ao mesmo tempo. Pode ser que eles foram incapazes de lidar com as condições da tempestade que colheu o voo 447.

Os investigadores acreditam que a água super-arrefecida nas nuvens - bem abaixo de zero, mas muito pura para se transformar em gelo - pode ter desabilitado as sondas Pitot.

Cable descobriu que desde 2003, houve 36 incidentes envolvendo tubos pitot congelados no A330 ou no similar A340.

De fato, em 2007 Airbus recomendou uma adequação dos aviões A330 com pitots atualizados. O voo 447 ainda não tinha sido reformado.

Sem dados de velocidade, os sistemas automáticos do voo 447 teriam entrado em colapso, um por um - que é exatamente o que aconteceu.

Parece que na escuridão total, e no meio de uma tempestade, a tripulação fora obrigada a retomar o controle manual do avião.

Esse grupo enfrentou uma quase inédita série de fracassos, um após o outro.
John Cox


O perigo mais imediato era do avião entrar em "stall" (ou seja, perder sustentação por estar muito lento e cair), o que levaria a uma descida súbita e incontrolável (e ele já havia sido desacelerado de repente para se lidar com a turbulência).

Há uma boa possibilidade de que em algum momento nos últimos quatro minutos, ele entrou em stall.
John Cox


Uma série de eventos infelizes causou o acidente, então, culminando com a falta de sistemas automatizados e mecanismos em stall.

Acostumados a voar com altos níveis de automação, parece que os pilotos não tiveram as habilidades necessárias para recuperar a situação.

Tragicamente, pela forma como o avião bateu na água - o nariz para cima, com as asas niveladas - parece que a tripulação chegou perto de salvar as vidas dos seus passageiros.


Atualização: especialista brasileiro analisa o AF 447


É provável que eles estavam se recuperando, mas não tiveram tempo suficiente, e sofreu um segundo, e definitivo, stall.

Mais do que isso, nós provavelmente nunca saberemos.



As caixas-pretas do avião, a gravação dos últimos momentos no cockpit, pararam de transmitir sinais de localização após um mês. Os esforços para encontrá-las usando sonar com imagem continuam.

Atualização: Apesar dos esforços aparentes, o Escritório de Investigação e Análises para a Aviação Civil (BEA), órgão do governo francês responsável pela investigação, perdeu muito de sua credibilidade e é abertamente contestado por todos os lados.

Peritos das Forças Armadas, conforme o jornal Le Figaro, estão insatisfeitos com o menosprezo demonstrado pelo escritório em relação à informação colhida em alto-mar. E o episódio serviu para reforçar as teses conspiratórias de quem desconfia do trabalho dos investigadores, em especial porque não localizá-las significa, segundo os próprios peritos do escritório, não descobrir jamais as causas do acidente, uma informação com potencial para movimentar até 1 bilhão em indenizações.
Estadão


Então, essa tragédia poderia acontecer novamente? Cable acredita que o voo 447 levanta algumas questões vitais para as companhias aéreas.

Ele (o acidente) levantou a questão sobre se a situação realmente está sendo agravada pelo aumento da automação, em que as tripulações não tem uma grande oportunidade de controlar manualmente a aeronave.
Tony Cable


Airbus também tem sido criticado por não ter feito ainda a substituição de todas as sondas Pitot em sua frota. Em face às novas evidências, ela alega que mesmo se eles falharem, os pilotos devem ser capazes de operar o avião.

O corpo de nacionalidade sueca de Christine Schnabl foi um dos 51 recuperados, mas o seu filho Philipe, de cinco anos, nunca foi encontrado. Ela não estava vestindo um colete salva-vidas - parece que não houve tempo.



Seu marido, Fernando, está preparando um álbum de fotos e recortes para dar à sua filha Celine, quando ela tiver idade suficiente para entender. Um dia, ele espera, ele será capaz de lhe dar mais respostas.

Por enquanto, porém, ele simplesmente diz que a mãe e o irmão foram a um "bom lugar no céu".

Traduzido e adaptado de Daily Mail.

Comentários

BLOGGER: 3
  1. Essa tragédia realmente abalou muita gente. Trouxe muitos danos a muitas famílias. É, infelizmente, uma das mais tristes páginas da aviação mundial em todos os tempos.
    Parabéns pela matéria.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. é muito esquisito que com um mês de sinal de localização sendo enviado pelas caixas pretas não tenham localizados elas. É muita coisa para equipamentos modernos atuais.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil. Entre outras obras.
    Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.

    http://www.scribd.com/people/documents/13555060-fuma-a

    Um abraço.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: O que aconteceu no voo Air France 447
O que aconteceu no voo Air France 447
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG4l75xw57Mnk1-9yRA8VbFBi2GQPIXBZ2m6SC7jEjCHSGtNyaPJQnDpIoRTsZlEpm_aGATL15ormRznOehy2OtmR6XBOuDcBK5t6CdD1JzUw1AWy6fXYbWANwpjr7CZE7E2rSa0z_B502/s400/af447Atrasado.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG4l75xw57Mnk1-9yRA8VbFBi2GQPIXBZ2m6SC7jEjCHSGtNyaPJQnDpIoRTsZlEpm_aGATL15ormRznOehy2OtmR6XBOuDcBK5t6CdD1JzUw1AWy6fXYbWANwpjr7CZE7E2rSa0z_B502/s72-c/af447Atrasado.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2010/05/o-que-aconteceu-no-voo-air-france-447.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2010/05/o-que-aconteceu-no-voo-air-france-447.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo