Tsunamis podem ocorrer no Brasil

Compartilhar

Eu sei que isso foi algo que já foi muito divulgado quando ocorreu o Tsunami na Indonésia. Mas uma notícia veiculada na imprensa de Cabo Ver...

[ ]
Eu sei que isso foi algo que já foi muito divulgado quando ocorreu o Tsunami na Indonésia. Mas uma notícia veiculada na imprensa de Cabo Verde mencionando atividades vulcânicas me chamou a atenção. Estamos preparados para as ondas assassinas? Hora de fazermos a lição de casa.
Stop Disasters!

Deu no Visão News, um veículo lusófono sediado nos EUA e que veicula, principalmente, notícias de Cabo Verde (um arquipélago no Atlântico a noroeste do continente africano): erupção submarina pode criar nova ilha oceânica perto de Cabo Verde.
A notícia dá conta que um estudo do Instituto Leibniz, na Alemanha, diz que uma erupção vulcânica submarina, perto da ilha do Fogo, em Cabo Verde, pode dar lugar a uma nova ilha oceânica.

O estudo seria publicado na terça-feira, 16 de Fevereiro, pelo Geophysical Journal International, e é assinado por I. Grevemeyer e outros estudiosos.

Ilha do Fogo (ao fundo) [Ciência Hoje]

O levantamento revelou que foram registrados vários tremores na região da montanha submarina Cadamosto, localizada a sudoeste da ilha do Fogo. E que os movimentos mais recentes ocorreram em 1998 e 2004. A pesquisa não dá nenhuma estimativa sobre quando ocorrerá o próximo evento, contudo, a reportagem lembra que a atividade vulcânica submarina pode dar origem a tsunamis.

Apesar do tremor em Cabo Verde de 2004 não ter sido notável, em 26 de Dezembro do mesmo ano, um maremoto provocou o tsunami do Oceano Índico que deixou mais de 285 mil vítimas.

No dia seguinte à publicação da notícia, que pelo jeito causou certa agitação no arquipélago, o pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde, Bruno Faria, tratou de acalmar a população declarando que a possibilidade de ocorrência de um tsunami nas ilhas é remota.

Cabo Verde e Ilhas Canárias - Risco de tsunamis

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, garantiu que o governo desconhecia o estudo do instituto alemão. Entretanto, José Maria confirmou que, depois da notícia, deu orientações no sentido de serem feitos os estudos e de se identificar a origem das informações para se fazer o devido acompanhamento.

Não muito distante dali, outro arquipélago já é observado por cientista devido ao potencial destrutivo também ligado à tsunamis.

Em 2001, cientistas alertaram para a real possibilidade de um mega tsunami gerado por uma futura erupção do instável vulcão Cumbre Vieja em La Palma (ilha que compõe as Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse cenário, após o deslizamento a metade oeste da ilha (pesando cerca de 500 bilhões de toneladas) iria escorrer para dentro do Oceano Atlântico.



Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e provavelmente a morte de milhões de pessoas.



Segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, é possível que essas ondas gigantes venham atingir o norte e o nordeste brasileiro.

Ondas de 4 a 18 metros iriam atingir do Pará à Paraíba. A ilha de Fernando de Noronha seria um dos locais onde a tsunami chegariam com mais força no Atlântico Sul.

A parte mais alta de Belém tem só 30 metros de altura. O famoso Mercado Ver-O-Peso, por exemplo, ficaria encoberto por água.
José Geraldo Alves. Centro de geociências da Universidade Federal do Pará


Esse fato preocupa pela ausência de um sistema de detecção de tsunamis capaz de dar algum tipo de aviso com alguns minutos de antecedência, caso venha ocorrer o desastre natural.

O caso da menina inglesa Tilly é um exemplo de como a educação e as campanhas podem ajudar a minimizar perdas humanas e aumentar as chances de sobrevivência da população, em caso de desastres. Em 2004, Tilly tinha 10 anos de idade e consta que tenha salvo a vida de cerca de 100 pessoas na ilha de Phuket, na Tailândia.

Tilly previu que um tsunami estava preste a atingir o litoral da Tailândia ao se lembrar de uma aula de geografia.

"Estava na praia e a água voltou estranha, havia borbulhas. De repente, o mar começou a recuar. Compreendi o que estava ocorrendo, tive a sensação de que ia haver um tsunami e avisei a minha mãe", disse a menina ao jornal "The Sun". Foi essa percepção que fez com que se retirasse as pessoas da praia e do hotel vizinho antes da chegada da onda gigante.

Andrew Kearnay, o professor de Tilly em Oxshott, no condado de Surrey (sul da Inglaterra), confirmou ao jornal que havia explicado a seus alunos que, a partir do momento que o mar recuasse, haveria 10 minutos para reagir antes da chegada do tsunami.

Nos EUA, além de estarem monitorando constantemente o oceano, através do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, algumas localidades, como a cidade de San Diego na Califórnia, fazem campanhas de conscientização para a população como a que pode ser vista no vídeo abaixo.



A ONU, através do ISDR (International Strategy for Disasters Reduction), disponibilizou jogos educativos on-line, no estilo SimCity, para a prevenção de desastres naturais, entre eles os Tsunamis. Você pode jogar para testar seu desempenho na prevenção de tragédias jogando o Stop Disasters! Disponível em vários idiomas (menos em português, é claro :-P).

Não é possível determinar quando essas catástrofes ocorrerão, mas muitos cientistas acreditam que pode ser a qualquer momento ou daqui a séculos. A vulcanologia não é uma ciência exata. Infelizmente. A única coisa que podemos efetivamente fazer hoje é nos prepararmos com tecnologia e políticas de defesa civil.

Sensores marítimos de alerta monitorados remotamente por satélites e programas de evacuação de áreas potencialmente em risco já seria um bom começo.
Para saber mais:
Tsunami pode atingir o Brasil, Alertam Cientistas! - Uol Mais
Erupção submarina pode criar nova ilha em Cabo Verde e provocar tsunami - INCV
Como funcionam os tsunamis - Como tudo funciona
Menina inglesa Salva 100 pessoas graças a aula de geografia - UOL Últimas Notícias
Geofísico descarta possibilidade de formação de nova ilha em CV nos próximos 500 anos - Visão News

Comentários

BLOGGER: 18
  1. Meu Deus,
    Estava pensando em voltar a morar no Rio a partir do ano que vem, mas, acho que vou ficar por aqui.
    Afinal, Brasília tem Arruda e seus Panetones mas é boa em altitude.
    Brincadeira,
    Belo post.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bem ... fazer o que ... o Fim do Mundo ta aí.

    ResponderExcluir
  3. Claro que eu não estou em pânico, pois sei que mais cedo ou mais tarde a nossa hora vai chegar, Mais talvez voces mim enterpretaram mal, pois o que eu que quis dizer era que todos tem o direito de saber o que está acontecendo ao seu redor,e nada melhor de se fazer era colocando esssa nótícias acercível para que todos os ficassem a pá do que está acontecendo,Porque é como voces estão falando que não sabem quando vai acontecer Mais mim informaram que está para acontecer em breve cujo a data está prevista para terça-feira, dia 23/03/2010. E o que voces mim dizem a respeito disso

    ResponderExcluir
  4. É tudo culpa nossa...o fim do mundo tá chegando!!!

    ResponderExcluir
  5. que morra todo mundo o homem destroi a natureza e anatureza responde em dobro

    ResponderExcluir
  6. o hoem destroi a natuza e a natureza responde com cuidado
    de nos matar
    e é assim que é e eé assim que tem ser p/ ser humando aprender a cuidar do que Deus te deu e não destrui-lo em apena alguns anos

    ResponderExcluir
  7. nós pensamos que a natureza é fraca agora ele revela sua verdadeira identidade

    ResponderExcluir
  8. vcs acham que no final do mundo alguem vai sobreviver?se voar com o helicóptero ou de avião pode cair um raio :)

    ResponderExcluir
  9. fim do mundoooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. o tsunami atingirá o brasil e 5 segundos :o

    ResponderExcluir
  11. querem ver como o mundo é destruido??? assistam 2012 vms morrer em 12/12/2012 :o
    minha vida sera desperdiçada!>.< ;9

    ResponderExcluir
  12. Está meio assustado? Veja também:

    http://blog.brasilacademico.com/2008/09/se-voc-estiver-lendo-isso-o-mundo-no.html

    http://blog.brasilacademico.com/2008/09/o-fim-do-mundo-visto-de-diversas-formas.html

    http://blog.brasilacademico.com/2009/01/vdeo-simulao-de-impacto-de-asteride.html

    ResponderExcluir
  13. nao sei tomara que sejam exageradas essas noticias!mas da muito medo eu moro no litoral...trabalho aqui e sempre me senti privilegiada...agora

    ResponderExcluir
  14. DUTO ISSO QUE ESTAR ACONTECENDO NO MUNDO É A PROFECIA DE DEUS SE CUMPRINDO.NAQUELE TEMPO DE NOE QUANDO CONSTRUIA A ARCA AS PESSOAS ZOMBAVAM DE NOE E VIRAM O QUE ACONTECEU.DEUS MANDOU O DILUVIO PORQUE A TERRA ESTAVA CHEIA DE VIÕLENCIA E DESOBEDECIA A DEUS.
    GENESIS CAP:6 V:13.LEIAM E COMPAREM ANTES E HOJE.
    TUDO SE CHAMA O PRINCIPIO DAS DORES,SÃO AS COISAS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE JESUS.

    ENTREGUI A SUA VIDA A JESUS EM QUANTO A TEMPO,PORQUE A SALVAÇÃO SÓ ESTAR COM ELE.

    JESUS TE AMA TANTO QUE ENTREGOU A SUA PROPRIA VIDA POR VC,E O QUE VC ESTAR FAZENDO POR ELE,SERÁ O QUE JESUS FEZ FOI EM VÃO? PENSE.

    DEUS ABENÇOE A TODOS.

    BRUNO

    ResponderExcluir
  15. 3.406 - Mensagem de Nossa Senhora, em São Luís do Maranhão transmitida em 30/11/2010
    Queridos filhos, Eu vos amo e quero ver-vos felizes já aqui na terra e mais tarde Comigo no céu. Não vivais no pecado. Não permitais que a chama da fé se apague dentro de vós. Abri vossos corações ao Senhor e Ele vos transformará. Acolhei o Evangelho do Meu Filho Jesus com alegria. A humanidade está enferma e precisa ser curada. Voltai-vos ao vosso Deus para serdes salvos. Caminhais para um futuro de grandes e dolorosas provações. Belém e Marrocos: a morte virá por meio da água e os Meus pobres filhos hão de chorar e lamentar. Dobrai vossos joelhos em oração. Depois de toda tribulação a terra será transformada e todos viverão felizes. Confiai no Senhor e vivei voltados para o Paraíso. Não recueis. O Senhor vos ama e vos espera com imenso amor de Pai. Avante. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz.

    A humanidade trilha pelas veredas da autodestruição que os homens prepararam por suas próprias mãos. A morte virá de longe e chegará a Terra de Santa Cruz. O Vigia correrá angustiado, mas verá a destruição à sua frente. Sobro por aquilo que vem para vós.

    Veja as mensagens em
    www.apelosurgentes.com.br

    ResponderExcluir
  16. tisuname fim do mundo religiao e ciencia nao se amao esquece do amor ao procimo voce esquce seu irmao que dorme no chao passando frio voce esquece seu irmao com depresao nao vai la.sorrir. para ele.se vir o fim.voce fes sua parte.ai voce nao tem mendo de morrer.nao tenho religiao.minha religiao e o amor,faca sua parte amor nem que seja com seu com seu padrao nao onhe.para que ele.voce tem mais que ele/ o amor.linpe sua casa omeio anbiende o corasao das pessoas voce vai se sentir menhor muito obrigado amigos;

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Tsunamis podem ocorrer no Brasil
Tsunamis podem ocorrer no Brasil
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEi41suSC_lFmI7kh0PaY51H6uw79Cagpoi-rKWp1AGkxFr9cNb5_kUxXopilZ4ywkclOI8WOfZXALqM9kdW9J5_KZaVrfJOjZUdnfimuIutRG7IIoHtCKOnna9S8DO-WO3sI5w0Oq_51b/s320/stopDisasters.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEi41suSC_lFmI7kh0PaY51H6uw79Cagpoi-rKWp1AGkxFr9cNb5_kUxXopilZ4ywkclOI8WOfZXALqM9kdW9J5_KZaVrfJOjZUdnfimuIutRG7IIoHtCKOnna9S8DO-WO3sI5w0Oq_51b/s72-c/stopDisasters.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2010/02/tsunamis-podem-ocorrer-no-brasil.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2010/02/tsunamis-podem-ocorrer-no-brasil.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo