A face da morte de Realengo

Compartilhar

Crianças, jovens praticamente impúberes, enfrentando o pior tipo de monstro: aquele que não tem nada a perder e quer causar o máximo de dest...

[ ]
Crianças, jovens praticamente impúberes, enfrentando o pior tipo de monstro: aquele que não tem nada a perder e quer causar o máximo de destruição. Um kamikaze sem causa e sem realidade. A pior face de um facínora.

Montagem sobre imagem do circuito interno de TV do colégio


Um doente mental? Alguém que sofreu bullying? Sociopata? Psicopata? Psicótico?

Dizem os especialista que há um componente sexual na motivação de seu crime. Algo que o orientou a preferir matar mais meninas do que meninos. Outra pista é uma referência à pureza em sua carta de despedida onde dizia que as crianças deveriam usar luvas para tocar nele.

Pedi para ele não me matar e ele disse: 'Relaxa, gordinho, eu não vou te matar'. Enquanto ele recarregava a arma eu ficava orando. Deus me salvou.
Mateus Moraes. Estudante, 13 anos. Em entrevista ao jornal O Dia

Tinha um componente de fanatismo religioso, Mas daquele tipo de fanatismo em desequilíbrio. Não o fanático em paz com seus fundamentos. Mas sim aquele que não conseguiria se desvencilhar das tentações e assombrações que o perseguem. Aquele que se explode.



Nada de uma ação emocional em um momento de perda de consciência. A ação foi cuidadosa arquitetada. O computador que Wellington usava foi queimado para tentar ocultar seus rastros. Seu armamento incluía um dispositivo (speedloader) que permitia recarregar rapidamente os revólveres. A munição era abundante. O dia foi escolhido a dedo: a escola estava em uma semana de comemorações onde alunos egressos eram convidados para fazer palestras. Como Wellington era ex-aluno tinha o disfarce perfeito para a ocasião.

Era tímido e retraído. Sem namoradas ou amigos que pudessem socialmente refreá-lo. Apenas ele e sua mente doentia. Apesar de bastante inteligente a ponto de planejar o crime com muito requinte. Mas igualmente ilógico quando pedia em sua carta que seu enterro tivesse alguns rituais religiosos e que a casa onde morava fosse deixada para instituições que cuidam de animais. Parece que o maníaco gostava mais de animais do que de gente, o que só aumenta o ultraje e a infâmia. Todavia exibe um lado sentimental inexplicável.



Uma tragédia nacional tão fora de contexto quanto foi o massacre no Morumbi Shopping (que eu quase presenciei, já que era previsto que eu iria até lá naquele dia e por acaso adiei para o dia seguinte).

O fato é que o Brasil, o Rio e Realengo carregarão essa mácula na sua história de povo pacífico e cordial. É mais um caso para criar nos turistas a sensação de que o Rio é mais violento do que a realidade, do que Realengo.



As crianças que morreram farão falta para seus amigos, parentes, colegas. Mas também abrem uma lacuna de perplexidade que não se explica, não se compensa, não se retrata. O retrato do mostro que vivia nas sombras no topo da página foi uma montagem feita com base na foto publicada de Wellington na mídia sobre as imagens do circuito interno de TV da escola.

Para que a gente tenha o que ver nessa sociedade tão baseada em imagens. E tenha uma visão daquilo que vai assombrar para sempre as crianças sobreviventes que viram a cara da morte em sua sala de aula. Desprovida de emoção. Um exterminador sem um alvo específico buscando uma classe de alvos. Um classe de alunos. Onde só restou mochilas jogadas, cápsulas espalhadas e muita dor.



O professor e o guarda herói (que veio de uma blitz próxima ao colégio, mostrando que falta de policiamento não foi o problema aqui). Uma irmã que dizia que ele falava em pegar um avião e imitar os terroristas do 11 de setembro, o irmão que dizia que ele não se relacionava, a mãe adotiva que morreu a pouco mais de um ano e que o arrastava para o psiquiatra quando criança, o suicídio após o massacre (que evitou o linchamento pelos populares), todos os clichês cinematográficos estavam lá. O que talvez faria o efeito copycat explicar todo o cenário. Mas nunca saberemos. Não há o que saber. Só restou a dor.


Carta de homicida mostra sua intenção de se matar


As escolas não têm segurança. Não devemos adotar crianças por que pode vir um doente mental. A polícia... dessa vez não temos do que nos queixar. O Rio é violento. O governo não faz nada. As armas. A internet. Os jogos violentos. As drogas. A vida moderna. Conheço muitos dos pensamentos que rondam o imaginário de cada brasileiro que se viu representado por mães gordas e pardas desesperadas pela perda da prole. Não quero ser hipócrita. Já vimos muitas cenas de jovens atingidos por balas perdidas inclusive em escolas. Mas dessa vez foi uma alma perdida, e levou mais de uma dúzia. Haverá consolo? Não sei. O irmão do homicida, que vive em Brasília, disse temer pelo resto da família que mora no Rio.



A menos que encontrem uma conspiração muito obscura nesse caso, nós teremos muita dificuldade de achar um culpado e uma conexão causal. Acho que, como o Osama, nem Welligton previra a dimensão de seu crime. Um crime perfeito. Sem culpados (a culpa é do louco?). Sem motivação. Sem pistas. E sem ter o que esconder. As famílias das vítimas não se conformarão. Só restará dor.

[Via BBA]

Comentários

BLOGGER: 3
  1. Talvez o Que vou Fala aqui Muitos me Julguem Mais o Que levou esse Monstro comos vocêis falam a Faze isso foi os Chingamentos Que ele sofria na escola imagina você se jogado na lata de lixo e todos os alunos rindo da sua cara se motivo de Chacota todos não pode estuda em Paz Quando essas Criança Nasceram a Vida Delas ja tavam escrita Cimo a sua pode ta eu não estou Defendo o atirador so comentando o que levaria ele a ter feito isso
    eu ñ so mãe talvez por isso eu entendo o que fez o atirador a Fazer isso na Minha Cabeça os Verdadeiros Culpados disso foram os alunos Que Maltratavam esse menino na escola Qui na quela epoca também era inocente como todas essas Crianças vc deve ta ai se perguntando então pq ele ñ matou quem fez isso com ele ele tinha Problema sofria de Disturbio Mental uma pessoa com Problema Faiz muita Bestera talvez nada justifique o que ele fez mais ele Fez e deve se julgado por Deus.

    ResponderExcluir
  2. O maior problema agora, são as mentes fracas....vendo a midia divulgar em massa a imagem, historia, etc... do cara.

    Hoje dia 12/Abr menos de uma semana, ja temos:
    1) Caso de Santos-SP, homem em carro preto sai atirando em pessoas na rua;
    2) Mendigo esfaquei dois em plena avenida Paulista;

    Penso que é exatamente isto que eles procuram, um meio de jogar a culpa de suas infelicidades em toda sociedade. E a midia esta mostrando que eles podem tornar-se famosos se o fizerem.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste...será que nao está na hora de serem revistos alguns conceitos, para que inocentes nao paguem com a vida...analisando esse Wellington na época que ele estudava nessa mesma escola, as situaçoes ao qual foi exposto..como ele disse, humilhaçoes , desprezo, cachotas...o tao falado bulling, digo isso pq conheço uma mae de umacriança q soffre esse tipo de coisa na escola e qtas vezes ela procurou a escola , a direção, os pais dos alunos, pais esses que em tudo passa mao na cebeça dos seus filhos desde pequeninos e jamais ensinando a ter respeito e amor ao próximo, fazendo com que de uma hora para outra se tornem vítimas e vítimas inocentes mesmo que foram mortas nao pelos seus atos , mas de outros..aí encontra o alvo perfeito uma mente doentia, porisso aos pais deveriam prestar amsi atenção nos que os seus filhos fazem...falta amor, falta Deus no coração....repensem

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: A face da morte de Realengo
A face da morte de Realengo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6JtdeYEzSH87GQ2K8k7EcJ74Oe5-9FEnT3eW8LYEeXyaabFqSe2CR_0z5D_JReEt9f8aMKx9FIv4Yx5w492Ltgki9QhuKPzpNdurYqHIE74ljqVCKPZxj__i2Z__o44TF0Mmjf7D4j53J/s400/wellington.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6JtdeYEzSH87GQ2K8k7EcJ74Oe5-9FEnT3eW8LYEeXyaabFqSe2CR_0z5D_JReEt9f8aMKx9FIv4Yx5w492Ltgki9QhuKPzpNdurYqHIE74ljqVCKPZxj__i2Z__o44TF0Mmjf7D4j53J/s72-c/wellington.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2011/04/face-da-morte-de-realengo.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2011/04/face-da-morte-de-realengo.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo